Protesto contra feira da morte reúne cem pessoas no Riocentro

Por Renata Souza / Foto por Rafael Duarte (Agência Petroleira de Notícias)

feira_da_morte_54

Mc Leonardo e Marcelo Yuka marcaram presença no protesto

Cem pessoas, de diferentes organizações da sociedade civil, participaram, no Riocentro, na tarde desta terça-feira (14/4) de ato em repúdio à realização da Feira de Defesa e Segurança da América Latina(LAAD – que ocorre no Riocentro) e do Fórum Econômico Mundial (com atividades no Hotel Intercontinental). Ambos ocorrem, simultaneamente, de 14 a 17 de abril. Com o tema Contra os fóruns da morte e da miséria, a manifestação denunciou a coincidência dos interesses em jogo nos dois eventos e as suas conseqüências para a população: a criminalização da pobreza e a política de extermínio.

Para embalar o protesto, MC Leonardo, presidente da Apafunk, cantou raps e funks das antigas com letras críticas à violência e a criminalização da pobreza diante do acesso ao local da exposição de guerra. “Estamos com um problema que é a realidade/ E é por isso que eu peço paz, justiça e liberdade”, diz um trecho da letra do Rap das Armas. O músico Marcelo Yuka também participou do ato, com discurso contundente contra a violência institucional das armas do estado empregadas nas favelas.

“Que guerra nós vivemos? Declarada ou não declarada? Quem é o inimigo nessa guerra enfrentamos? Pobres, negros, favelados. A Palestina é aqui. Estou indignada com o governo matando o brasileiro. Não existe bala perdida”, denunciou Márcia Jacintho, militante da Rede Contra a Violência e mãe de Hanry, de 16 anos, executado em 2002 por policiais militares do Rio.

Parentes de vítimas da violência, organizações de Direitos Humanos e movimentos sociais partiram das escadarias do Palácio Tiradentes, na Praça 15, denunciaram o avanço no continente de uma política de militarização que só tem aumentado a criminalização dos pobres e dos movimentos sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s